TAXA SELIC 2023
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) pode ser definida como a taxa básica de juros da economia brasileira.
Ela é noticiada a cada 45 dias, seja pelo fato de ter aumentado, diminuído ou se mantido estável, após a reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central.
Esta taxa tem o poder de interferir em todas as taxas de juros do Brasil, como exemplo, as taxas de juros dos empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras e etc.
A taxa Selic é usada como mecanismo de política monetária do Banco Central no controle da inflação.
Salienta-se que a taxa selic existe para definir, como por exemplo, quanto o indivíduo pagará quando contratar um empréstimo ou, ainda, o valor que um investidor vai receber por algum título que tenha investido.
Importante destacar que quando a taxa selic aumenta, ela ajuda a desacelerar a economia e por consequente, controlar a inflação. Caso contrário, quando essa taxa baixa, ela aquece a economia brasileira, pois acaba estimulando o consumo, visto que os juros que o consumidor deve pagar por utilizar o crédito tendem a ser menores.
O BC (Banco Central) fiscaliza os indicadores de endividamento do governo brasileiro e da população, além da movimentação dos preços dos produtos e serviços. Quando acontecer um descontrole em qualquer um desses índices, o Copom acaba intervindo com o intuito de controlar o volume de dinheiro que está circulação no momento.
Por fim, salienta-se quem custeia o funcionamento da Taxa Selic, é o governo federal, por duas formas principais, sendo elas a arrecadação de impostos e a emissão de dívidas .
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos