AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Você sabia que é possível amortizar um empréstimo ou financiamento que você contratou?
Amortizar significa fazer o pagamento de valores que você tomou emprestado com determinada instituição financeira, e por consequente, haverá desconto nos juros contratados, considerando que será diminuído o tempo de pagamento da dívida.
Existem alguns sistemas de amortecimento que são utilizadas pelos bancos, como por exemplo, o SAC (Sistema de Amortização Constante), geralmente é aplicado em financiamentos. Neste caso, como a amortização acontece de forma constante, os juros tendem a diminuir no transcorrer do pagamento das parcelas.
No sistema de Amortização Price, as primeiras parcelas são formadas, por boa parte de taxas e juros, ela é aplicada, geralmente, para dívidas com prazos pequenos.
Já no sistema SAM (Sistema de Amortização Misto), a Amortização concedida nesse tipo de sistema é crescente, embora as parcelas apresentem valor fixo.
No Sistema Americano de Amortização (SAA), calcula-se os juros de forma regular e estes são quitados em períodos determinados, podendo inclusive, ser estabelecido o pagamento no final do contrato. Este, é pouquíssimo utilizado pelas instituições financeiras brasileiras.
Por outro lado, no Sistema de Pagamento Variável, a depender do que foi acordado entre o contratante e contratado, os pagamentos são realizados de forma variável, e ao final de cada período determinado.
Por último, no Sistema de Pagamento único, a Amortização é feita uma única vez e no final do contrato, entretanto a taxa de juros sobre o saldo devedor atenua o valor do débito até a sua total quitação.
Estes são os tipos de amortizações existentes no mundo financeiro, caso seja de seu interesse, procure o banco no qual possui um empréstimo ou financiamento em aberto, e se informe sobre essas possibilidades.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos